Cultura é o nosso conjunto de crenças e valores
“Cultura é o nosso conjunto de crenças e valores, nada é tão poderoso, pois quando nossas escolhas, decisões, comportamentos, atitudes e hábitos se encontram com nossos valores, isso se torna transcircunstancial. É tão potente que a segurança é assumida como princípio norteador de vida, além disso, não existem valores para serem deixados a sete chaves, valores são demonstrados, não são desejos, são marcados por atitudes de cuidado”
É preciso entender que cultura é reflexo das crenças e valores das pessoas, que se torna visível a partir das suas escolhas e comportamento.
O termo Cultura de Segurança surgiu a primeira vez durante a investigação do acidente de Chernobyl. Onde não se puderam atribuir falhas de processos e gestão, existia algo superior a tudo isso, que está dentro das pessoas, sua Cultura de Segurança.
O funcionamento da Cultura é comparável a uma cebola, com suas respectivas camadas. Temos a primeira camada com os rituais, que são os eventos rotineiros que reforçam comportamentos e práticas seguras, como exemplo, temos os rituais de DDS, reuniões de comitês, o processo de CIPA, as inspeções, checklist e PTs. Podemos comparar aos cultos evangélicos, quando comparamos a cultura de segurança à cultura cristã.
A segunda camada são os símbolos que reforçam o compromisso e a presença da segurança, por meio de artefatos visíveis. Tais como: EPIs, placas de sinalização e isolamento, quadros com KPIs e comunicações. Mais uma vez, quando fazemos a comparação podemos ter a Bíblia, crucifixo e demais imagens de santos.
A terceira camada se refere aos heróis, que também podem ser chamados de líderes, a máxima autoridade, o comitê executivo, são eles que mostram a direção em Segurança, são seus exemplos que se transformam em verdadeiras regras de conduta. Na religião temos Jesus, quando falamos de Cultura de Segurança temos os líderes, cada organização tem o seu.
Por último, existe uma camada dinâmica transversal que conversa com todas as demais, alinhando-as de maneira a criar um ambiente de confiança, coerência e constância da segurança. O desafio é que Segurança seja escolhida toda hora, em todo lugar, todo dia.
Entendendo o funcionamento da cultura é possível criar estímulos e direcionar ferramentas para que associadas aos rituais, símbolos, heróis e comunicação possam fortalecer a Cultura de Segurança, de maneira que se torne um valor e influencie a vida de maneira integral de nossos colaboradores.
Este é o desafio!