Back

6 dicas para promover o aprendizado contínuo

O termo Lifelong Learning significa que o aprendizado nunca vai acabar.

E isso tem tudo a ver com a cultura de segurança que é a cultura do aprendizado. Essa jornada persegue a excelência, e mostra que não existe nada que façamos tão bem, que não possamos melhorar, transformando sempre as competências que vão sendo adquiridas no caminho em performance, ou seja, consolidando resultados.

Pensando nisso, resolvi escrever sobre algumas dicas para tornar essa jornada alegre e que nos mantenha sempre na direção do crescimento. Vamos conferir?

  1. Aprendizado Intencional

Aquele que acontece de maneira disciplina: que tal criar uma seção de Cumbuca, faça a curadoria de títulos que iniciem em competências não técnicas.

A leitura e o ambiente para discussão são perfeitos para provocar reflexões, como auto avaliação e gerar compromissos e novas ações.

  1. Aprendizado Informal

Aquele que acontece fora dos limites da sala de aula, o interessante aqui é buscarmos experiências que conectem as pessoas ao propósito e a missão da segurança.

Gosto de iniciativas leves, tal combinar de assistir um filme com um título relacionado ao tema de segurança, durante o fim de semana.

Quando retornarem agende um bate papo com pipoca para discutirem o que foi visto e conectarem com o ambiente atual.

  1. Descanse

Estimule seu grupo para o descansar.

O descansar com qualidade estimula o aprendizado e a fixação do conteúdo.

Um Pesquisar da Universidade de Londres recentemente descobriu que boas horas de sono aumentam nossa capacidade de aprender.

  1. Vá devagar e sempre

Isso mesmo, a cultura do aprendizado se fortalece não com a intensidade e velocidade, o segredo é a constância.

O importante aqui é a continuidade, por isso, planeje, crie um calendário com todas as ações, surpresas são gostosas, justamente por serem inesperadas, então, faça acontecer combinando ações fixas com planejamento.

  1. Inspire

Cada ação na jornada do aprendizado é um grande desafio, por isso, pense em conectar as pessoas com ações prazerosas, que resgatem o tempo todo o valor do conhecimento.

Uma das ações que mais me inspirou no último ano, foi levar líderes para acompanhar funcionários retornando para a casa.

Gente, aquela chegada em casa, o abraço, os sorrisos, as expressões, as falas, os gritinhos das crianças, tudo isso conecta, tudo isso constrói e relembra que a segurança é de humanos para humanos com humanos.

  1. Busque pelo diferente

Hoje temos diferentes canais para comunicar e consequentemente para aprender. Por isso, selecione canais de podcast, artigos, páginas no face, insta, LinkedIn que são interessantes para o aprendizado sobre a cultura da segurança.

Essa dinâmica constante com canais distintos gera interesse. As pessoas enxergam valor nessa atualização.

Este site armazena cookies no seu computador. Política de Cookie