Conselheira da alta administração
De acordo com a última atualização da Associação de Segurança na Europa, é sabido que 80% dos líderes membros do Board não passaram por uma formação de Liderança em Segurança em sua carreira.
Ao longo da minha trajetória, visitando mais de 500 sites, treinando mais de 100.000 pessoas e realizando mais de 100 Diagnósticos de Cultura de Segurança, e tendo como clientes empresas que estão na lista Forbes 500 e 100, algumas iniciando sua trajetória em Segurança e outras com um caminho mais consolidado, em todos esses momentos questionei-me: Será que os membros do BOARD estão cientes dessa situação, dos desafios, das possíveis crises e estão acompanhando o planejamento estratégico com uma direção clara para manter um ambiente seguro?
As perguntas que nunca podemos parar de fazer:
- O que se discute sobre segurança dentro do conselho? Temos o tema como pauta fixa? Quanto tempo dedicamos a ele? Como as conversas evoluem: são reativas ou proativas?
- Quais são os KPIs que definimos para apontar o sucesso em segurança? O que medimos? Como interpretamos os dados que obtemos?
- Temos um modelo de governança de segurança? Como posicionamos a segurança em nossa companhia em termos de valor, prioridade, desejo e importância?
- Qual é a postura do conselho quando acontece um acidente grave e fatal?
- De onde vem o nosso aprendizado sobre segurança?
- Que tipos de ocorrências monitoramos e investigamos? Quais são as causas das nossas ocorrências?
- Como garantimos que o que fazemos bem e está dando certo seja seguro? O que faz parte da análise crítica de segurança?
- Como as pessoas estão sendo preparadas para atuar com segurança? Já nos posicionamos sobre quando e quem pode parar uma operação?
- Quais são os critérios que utilizamos para priorizar as demandas de segurança? Investimento em Capital (CAPEX)? Riscos graves e iminentes, nós os conhecemos e gerimos?
- O que sabemos sobre o planejamento estratégico de segurança da companhia? Temos um? Estamos acompanhando?
Os caminhos para um modelo de governança eficaz:
- Saber exatamente onde se está em maturidade, gestão, processos e liderança em segurança.
- Construir um plano.
- Antes do valor traga a disciplina operacional para a segurança.
- Acompanhe.
- Exerça a sua influência.
- Demonstre compromisso visível.
- Lembre-se: o acidente é a ponta do iceberg.
Compre online diversos produtos sobre segurança do trabalho
Livros, Jogos de tabuleiro, Cursos e Guias especializados em Segurança do Trabalho.